11 de dezembro de 2015

Saiba como utilizar plantas na decoração de ambientes internos

Para deixar a casa com o clima mais leve e relaxado, uma boa pedida é utilizar as plantas nadecoração dos ambientes. Integrar a natureza aos espaços internos sem gastar muito é possível – e o resultado gera mais cor e vida ao lar. A paisagista Soraia Pereira indica cinco opções para enfeitar a casa sem prejudicar o orçamento.

Há ideias de plantas em médio e pequeno porte que podem ser pensadas para diferentes locais, como salas e até banheiros. – A natureza torna o espaço mais humano – ressalta a titular do escritório Soraia Pereira Paisagismo e Design de Interiores, em Porto Alegre.

plantas-5-676x751

Palmeira-ráfis (Raphis excelsa)

Com folhas verde-escuras, a palmeira-ráfis é considerada uma planta mais “formal”. Por ser mais alta (a da imagem tem cerca de 1m50cm de altura), é indicada sua utilização no chão, em cantos da casa ou ao lado de móveis como o sofá – a quantidade de troncos e folhas faz com que ela fique mais ou menos volumosa. A planta tolera menos luminosidade, mas não pode ficar em um espaço sem aberturas (janelas e portas) e ventilação. É necessário regar de duas a três vezes por semana no verão e na primavera e uma vez por semana no outono e no inverno. Um cuidado necessário é deixar a terra secar antes de molhar novamente, colocando o dedo na terra para sentir a umidade.

plantas-4

Pau d’água (Dracaena fragrans)
Esta planta é mais escultural e moderna. Em função do porte mais clássico e da altura (a da imagem tem cerca de 1m50cm de altura), o pau d’água deve ser usado no chão, nos cantos e em peças com luminosidade e ventilação. Entre os locais nos quais se acomoda bem, estão a entrada da casa, a sala de estar ou o escritório. Nas folhas, há uma diferença sutil, pois o verde pode se misturar com outros tons mais claros. Para manter a planta sempre saudável, é preciso regar de duas a três vezes por semana no verão e na primavera e uma vez por semana no outono e no inverno. Dica: molhe só quando a terra estiver seca. Ponha o dedo na terra para sentir a umidade.

plantas-3

Antúrio (Anthurium ssp.)
Traz delicadeza para o ambiente por ter opções de folhas vermelhas ou brancas. Com 30cm de altura, em média, o antúrio é indicado para ser usado sobre um aparador, estante ou centro de mesa. Mesmo com a possibilidade de estar dentro de casa, a planta tem que ficar próxima a uma janela, pois precisa de luz para se desenvolver – assim, opte por ambientes com aberturas grandes. Regue de duas a três vezes por semana no verão e na primavera e uma vez por semana no outono e no inverno.

plantas-2

 

Bambu da sorte (Dracaena sanderiana)

Se a ideia é deixar o banheiro mais alegre, o bambu da sorte pode ajudar na decoração. Esta planta tem formato em pequeno porte e necessita de pouca luminosidade – sua característica é a resistência. Além disso, suas raízes podem se desenvolver somente na água, não precisando de terra. Uma vez por semana, é indicado trocar a água do vaso e tirar a poeira da planta, pois atrapalha na respiração. Não há regra: pode-se colocar o bambu da sorte em um vaso com água em cima de algum móvel do banheiro ou no chão.

plantas-5