23 de setembro de 2016

8 Dicas simples e fáceis para Decoração de Mesa de Jantar

Quem deseja oferecer um almoço ou um jantar tem mais do que o cardápio como preocupação na hora de planejar o encontro. Além dos pratos e sobremesas a serem servidos, a decoração de mesa de jantar também é algo fundamental a ser pensado para quem é anfitrião desses encontros e reuniões.

A verdade é que o assunto pode parecer complicado, mas na prática não é algo assim tão difícil quanto parece. Seguindo algumas dicas bem simples é possível resolver o assunto sem maiores transtornos ou preocupações.

Dúvida? Então veja só essas oito dicas que trouxemos para ajudar:

1 – Defina um estilo e a combinação de cores

Parece bobagem, mas assim como na decoração de um cômodo, também é interessante escolher um tema ou, no mínimo, uma combinação de cores. Na prática, a escolha depende das sensações que o anfitrião deseja evocar. Quem deseja um toque rústico, por exemplo, pode investir em tons de madeira, couro, fibra e palha, por exemplo e a partir disso decidir o que for  toalhas, louças, centros de mesas e demais acessórios que sigam essa mesma linha. Quem quer algo mais sofisticado ou de um modo minimalista talvez goste de investir em combinações de contraste, como preto e branco, ou branco e vermelho. O sofisticado evolve ainda a possibilidade do uso de cristais, elementos em inox e prata.

Viu só como esse planejamento inicial facilita a vida? E uma boa forma de começar com esse planejamento é pensar na toalha de mesa ou nos jogos americanos. Elas são peças expressivas e que podem ajudar a determinar o clima da composição como um todo como veremos a seguir.

2 – Toalhas ou jogos americanos na decoração de mesa de jantar

Decidiu pelas cores ou ainda está em dúvida? Então podemos passar para a escolha de toalhas de mesa ou jogos americanos, já que, conforme dito acima, já que essa decisão pode guiar boa parte da escolha dos outros itens na composição. Isso porque a escolha da toalha, por exemplo, pode dar o primeiro tom da combinação de cores a ser utilizada, por ser um item de tamanho expressivo.

A decisão entre o uso de toalha de mesa ou jogos americanos pode partir de uma série de fatores, desde o clima que você deseja dar na decoração até a praticidade. Na prática, os jogos americanos hoje são tão elaborados e formais quanto as tradicionais toalhas, portanto ambas são promissoras na decoração.

Na hora da escolha, tenha em mente que escolher uma toalha ou jogos americanos de cor lisa deixam mais simples a missão de equilibrar a decoração, sem grandes riscos de pecar por excesso, em especial caso você não tenha muita experiência ou paciência com a tarefa. Mas caso prefira algo estampado, a melhor dica é escolher estampas pequenas ou que trabalhem com a mesma cor, sob diferentes nuances. Já se o item escolhido possuir duas cores ou mais, é preciso pensar com cuidado na escolha dos outros objetos a serem utilizados, para que o resultado final não seja algo sobrecarregado.

A respeito das toalhas, palha, linho, algodão e outros semelhantes são ideais tanto para o dia quanto para a noite. Já elementos mais sofisticados como organdi, renda, cetim, brocados e bordados mais elaborados devem ser deixados para a noite, onde se saem melhor de acordo com a formalidade do encontro.

3 – Cor e tipo da louça em sua decoração de mesa de jantar  

Mesa-de-jantar-decorada-004

Uma vez escolhido o tema e as cores para a sua decoração de mesa de jantar – em especial da toalha ou dos jogos americanos – é a vez de pensar na louça. Isso porque elas estão disponíveis em diversas cores e detalhes, o que torna a ideia da escolha algo muito importante para a decoração em si. E assim como ocorre com a escolha das toalhas e jogos americanos, uma boa possibilidade é escolher a louça em cores lisas e neutras já que elas combinam com tudo. O branco é uma opção bastante viável caso sejam de cerâmica ou porcelana.

Louças com pequenos detalhes também são interessantes já que dão um toque especial na composição, porém quanto mais trabalhadas elas forem, mais cuidados você deve ter. Detalhes simples e bordas decoradas são modelos tradicionais que combinam com praticamente tudo, em especial se sua ideia for algo clássico. Já se o desejo for algo mais voltado para o moderno, pode haver uma mistura simples de cores entre as louças.

4 – Decoração de Mesa de Jantar: Invista em acessórios

decoração de mesa de jantar

Hora de falar em detalhes que parecem pequenos mas são bastante expressivos. Estamos pensando agora em objetos de decoração de mesa de jantar que são fundamentais, como é o caso da escolha de guardanapos, porta-guardanapos ou anéis e laços, saleiros e pimenteiros e até mesmo os talheres, taças e copos, ainda que possam ser incorporados ao pensamento a respeito da louça citado anteriormente.

É como pensar nos elementos menores que compõem a decoração de um ambiente, sendo que esses são aqueles que podemos trocar com maior facilidade. Eles são capazes de dar um toque de estilo, pontuar cores e reforçar a composição desejada desde que estejam dentro do contexto do tema e do que já foi decidido anteriormente.

No caso dos talheres e copos, se o planejamento for para um evento formal, lembre-se de consultar um guia a respeito das posições que cada um desses elementos deve assumir. Isso faz diferença na hora de planejar a decoração de mesa de jantar uma vez que terá uma noção do espaço ocupado por cada convidado.

5 – Velas para Decoração de Mesa de Jantar

decoração de mesa de jantar

Apostar em velas deixa a decoração de mesa de jantar mais sofisticada em vários sentidos. Coloridas ou brancas, misturadas a flores ou a outros elementos em ocasiões especiais (pinhas, colocadas dentro de taças e outros) como natal e ano novo, elas deixam o clima bastante charmoso, mas lembre-se que elas só devem ser utilizadas na decoração para a noite, e nunca durante o dia. Para a decoração de uma mesa para refeições diurnas apele para outros elementos como arranjos de flores, frutas, vasos e outros objetos a sua escolha, mas retire as velas do ambiente.

6 – Flores na Decoração de Mesa de Jantar

decoração de mesa de jantar

Essas sim são as tradicionais rainhas de uma decoração de mesa de jantar, afinal quem é capaz de resistir a um belo arranjo de flores? Coloridas ou de cor única, elas alegram qualquer ambiente e estão disponíveis para decoração de mesa de jantar de todos os estilos, dependendo apenas do tema e da criatividade. É uma forma de decorar na qual vale a pena investir na maior parte do tempo porque é extremamente versátil além de acessível ao orçamento.

Flores e frutas fatiadas dispostas em um jarro, flores e pedras dispostas em copos de tamanhos variados, em canecas ou demais louças que você não usa, mas tem pena de jogar fora, colocadas em taças ou garrafinhas coloridas… são várias as formas de incluí-las na decoração da sua mesa. O importante é que não seja um arranjo alto demais a ponto de impedir que as pessoas se vejam enquanto estiverem compartilhando a refeição.

7 – Decoração de Mesa de Jantar: Não exagere

decoração de mesa de jantar

Os excessos são ruins para qualquer composição, e isso também vale para as mesas de jantar. Caso tenha dúvidas, lembre-se do velho lema do “menos é mais”. Enfeites altos demais, que deixam pouco espaço para que as pessoas fiquem confortáveis em seus lugares, ou ainda excesso de informação visual são alguns dos erros mais comuns, mas que podem ser evitados.

Para evitar esse tipo de erro, o melhor é sempre começar aos poucos. Você pode começar com toalha lisa em cor neutra – o branco é um tom clássico e fácil de lidar – louça com decoração discreta nas bordas e arranjos florais, por exemplo. É uma decoração de mesa de jantar simples, algo bem interessante e que adiciona cores por meio de detalhes menores que podem ser movidos ou trocados facilmente, o que torna a tarefa de decorar algo mais simples. Essa dica simples pode ser seguida em outros temas, até que você fique mais segura em fazer outras composições.

8 – Decoração de Mesa de Jantar: Planeje com antecedência

decoração de mesa de jantar

Caso tenha condições, evite deixar o planejamento da decoração e dos demais itens para última hora. Caso tenha tempo, tente decidir ao menos o básico com antecedência pois isso ajuda caso você julgue necessário fazer modificações nos planos, ou fazer compras de itens que possam render novos arranjos e detalhes.

Se estiver planejando um jantar ou evento formal, ter esse tempo para ponderar evita diversos problemas, desde o que for mais simples, até os maiores. Coisas que vão desde detalhes da composição da mesa, em verificar o espaço disponível até se o conjunto escolhido terá o resultado desejado ou se algum plano deverá ser alterado. Afinal nada tão ruim quanto ter de lidar com problemas de última hora quando você deveria estar curtindo e desfrutando a reunião.

Quer se planejar e evitar dores de cabeça? Então saiba a quantidade de pessoas, verifique se dispõe de louça suficiente para servir todos os convidados, procure referências em sites e revistas caso precise de inspiração, teste as combinações que mais gostar, assim como a montagem de arranjos caso se interesse por enfeites caseiros. Além disso verifique o espaço disponível entre os enfeites e travessas caso você não conte com um buffet ou aparador e também o espaço que cada convidado ocupará, verificando assim como deixá-los mais confortáveis. Assim será possível ajustar seus planos de acordo com os resultados.

Viu só como é simples?

by Emanuelle Najjar, colaboradora na produção de conteúdo do Blog da Cerâmica Burguina!